Papo Cabeça

Apresentação do Blog De Adolescentes para Adolescentes

Meus queridos alunos, a apresentação do blog para a turma do Curso de 100h foi um sucesso. Todos adoraram e ainda sugeriram alguns temas para futuras postagem. Leiam abaixo o desenvolvimento da minha atividade.


Planejando uma Atividade com Hipertexto ou Internet
Nessa atividade eu pude pôr em prática um projeto por mim desenvolvido, cujo objetivo é intensificar o diálogo entre os jovens sobre os mais variados temas através da internet (algo muito utilizado pelo adolescente moderno). A atividade propunha duas vertentes, das quais eu opinei pela criação de um blog com links voltados para assuntos interligados aos das postagens descritas no blog.
Tal projeto de criação desse blog nasceu devido à necessidade da discussão de temas relacionados à juventude como: gravidez na adolescência, drogas, violência, bullying, etc. E o mesmo está sendo posto em prática com os alunos da 8ª série, turma: 01, da EEEFM Profª. Yolanda Chaves.

    No 1º momento, eu reuni alunos da referida turma, interessados em colocar tal projeto em prática (são 12 alunos no total, a foto ao lado mostra apenas 9), com os quais discutimos qual seria o nome do blog e o tema da primeira postagem: gravidez na adolescência. A ideia não era descrever nas postagens métodos de prevenção, mas reações, sentimentos e outras ações do gênero sobre o tema, enfrentado tanto pela família dos adolescentes quanto pelos mesmos.


Após a discussão do tema e os seus subtemas, o 2º momento se deu com pesquisas e elaboração de textos, onde os alunos tiveram uma semana para preparar um material concreto e diferenciado dos já lidos por eles. O grupo foi subdivido, onde cada subgrupo ficou com um subtema do assunto em discussão. A proposta era lançar algo prazeroso de ler, sem as mesmas “ladainhas” de sempre.

  No 3º momento, a equipe reuniu-se para triar as melhores pesquisas e produção de textos e, só então, passaram a elaborar um texto único fazendo a junção do material triado. E no 4º e último momento, eles fizeram a postagem da matéria no blog com um link gravidez na adolescência, que interliga a postagem (numa espécie de leia mais em) com outro site que também discute o assunto. Para posteriormente, lê-la integralmente e assim fazerem seus comentários.



O blog www.deadolescentesparaadolescentes.blogspot.com seguirá sob meu monitoramento, e o gerenciamento das postagens será feito pelos alunos da referida turma e escola. Mas antes de qualquer efetivação de postagem no blog, está passará por uma correção e validação, para que seja públicado um bom material. E o nosso próximo tema será A Índole do Jovem: o que faz um jovem ser de boa ou má índole?

É isso aí galera. Agora é bola pra frente, pois nossos leitores são muito exigentes. Vamos caprichar na próxima postagem.  Um forte abraço em todos.