quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Gravidez na Adolescência

Vários adolescentes já passaram ou estão passando pela gravidez inesperada, e agora o que se deve fazer? Lamentar, chorar ou enfrentar tudo e todos; nada disso vai adiantar, qualquer pessoa nessa situação terá alguma reação de desespero para encarar a realidade.
            Tudo se passa na cabeça, tantas coisas boas e ruins.
            Como reagir diante da notícia de uma gravidez indesejada? O que devemos fazer quando descobrimos que estamos grávidas e isso não deveria acontecer?
            Geralmente, quando tomam conhecimento que estão grávidas, as garotas se dão conta do erro que cometerão o maior peso geralmente cai sobre elas. A maioria é rejeitada em seu próprio ambiente familiar e muitos recorrem aos errados e ilegais métodos abortivos.
            Quando não abortam, tem que enfrentar a família. E são muitos os relatos de uma má reação. Foi o que ocorreu com duas adolescentes próximas de dois colaboradores deste blog. Em uma das situações ocorreu o seguinte:
No início da gravidez foi um desespero para as duas famílias, principalmente para os pais da adolescente; a mãe dela desejava que ela fizesse um aborto, mas isso não era o que ela queria. O restante da família convenceu a mãe da adolescente que isso não era à coisa certa a fazer. Passou algum tempo e seus pais resolveram perguntar, quem era o pai da criança? Então ela revelou quem era o pai da criança, seus pais ficaram muito chateados. Por que o rapaz com quem ela se envolveu era de má índole. A mãe se lamenta muito pelo erro da filha e tenta lembrar se o erro também não foi seu” (comentado por um de nossos colaboradores).
            Então! Você acha que isso acontece mais porque os pais não estão querendo educar seus filhos, isto é, eles estão ficando por conta da televisão, dos amigos e de pessoas desconhecidas? Bom o apoio familiar é fundamental para que os adolescentes consigam superar as dificuldades psicossociais, de uma gravidez precária. No que se refere às reações da família frente à gravidez, constamos que 45% das mães ficam sabendo da gravidez pelas próprias filhas e isso é um choque para a mãe.

11 comentários:

  1. Prof. Andrey, feliz e oportuno tema, vai de encontro as problemáticas da adolescência, onde os educadores são também responsáveis,orientando de forma prática para o bem de todos. levando em consideração o presente e o futuro. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. [i]O asssunto é bem reconhecido por todos espero que todos os asssuntos tenham uma boa repercução no blog..!
    Parabéns pelo grande projeto...! continue pessando em todos.....

    ResponderExcluir
  3. O asssunto é bem reconhecido por todos espero que todos os asssuntos tenham uma boa repercução no blog..!
    Parabéns pelo grande projeto...! continue pessando em todos..

    ResponderExcluir
  4. Esses poblemas infelismentes são um dos maiores pobremas dos adolescentes e só o que posso disser é parabéns pelo grandre projeto espero que vc continue pensando no futuro dos adolescentes......!

    ResponderExcluir
  5. Eu estou dando um grande parabéns pra todos devido os assuntos que seram retratados no blog espero que todos aprendam a lidar com os assuntos... pense mas no futuro....

    ResponderExcluir
  6. O Blog ficou muito interessante.A gravidez na adolescência passou de raro a comum no dia a dia, o que não é bom.O grupo e o professor estão de parabéns por esse excelente resultado.Honrem a 8ª série!!!!

    ResponderExcluir
  7. O blog ta muito legal isso pode servir de alerta para que as meninas possam pensar antes de tomarem alguma decisão nas suas vidas. PARABENS PELO OTIMO TRABALHO!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Uma matéria onde todos sabem aproveitar, porque é um fato que acontece no nosso dia-a-dia e aquelas pessoas que usam a internet como ajuda esse blog é bom guia.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Fala de gravidez na adolescencia è muito importante se previlhi para nao ser um probema mas vidas de alguei entâo saiba muito mas obrigado

    ResponderExcluir
  10. A gravidez na adolescencia è muito perigosso as vezes pode prejudica nâo o bebe mais adolescente entâo se previlhi agravidez è uma coisa muito seria muito obrigado..

    ResponderExcluir
  11. adorei esse blog,ele vai servi de alerta para varias adolescentes,tomarem precauçoes antes de tomarem deciçoes que acharem melhores pra eles.PARABENS continuem assim. BEIJINHOS OTIMO TRABALLO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir